Home » Uncategorized » Estudantes da UFF criam um game com base histórica e outro para crianças com Síndrome de Down

Estudantes da UFF criam um game com base histórica e outro para crianças com Síndrome de Down

Matéria publicada no jornal O Globo, no dia 19 de abril de 2010. Disponível em http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2010/04/19/estudantes-da-uff-criam-um-game-com-base-historica-outro-para-criancas-com-sindrome-de-down-916375964.asp. Abaixo, o trecho da matéria referente ao Jecripe.
———————————-
“Jecripe” nasceu da observação de André Brandão do trabalho de sua mãe, a fonoaudióloga Silvia Brandão, com crianças portadoras de Síndrome de Down.

– Ele, na verdade, serve para todas as crianças em fase pré-escolar – diz André. – Mas seu maior foco é nas portadoras da síndrome.

O game se passa numa ilha bem colorida, que tem inicialmente três ambientes (mas já está com novos prédios prontos para futuras expansões). No primeiro deles, a criança deve aprender a mexer com o mouse e pegar coisas com ele num quarto de brinquedos. Depois, treina os cliques fazendo bolhas virtuais de sabão e assinalando os brinquedos que aparecem dentro delas.

– Em seguida, a criança deve acompanhar o herói do jogo, o Betinho (um menino com Síndrome de Down), em músicas e danças – diz André. – Essa fase pode ser assistida por um especialista.

Na última parte, o jogador aprende o processo de arrastar-e-soltar do PC, pegando e entregando a um bebê os objetos que ele pede. Num vídeo feito pelos estudantes, uma criança de 5 anos portadora da síndrome joga o game, com todos os sinais de que está se divertindo.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: